quinta-feira, 15 de maio de 2014

MEU PRIMEIRO IRONMAN – DICAS – PARTE 2


      Já contei no post anterior ( http://desafio226.blogspot.com.br/2014/05/meu-primeiro-ironman-dicas-parte-1.html ) sobre o que me levou a fazer um Ironman e algumas dicas de antes da prova começar, agora vou falar algumas dicas da prova em si, e como foi meu dia nadando, pedalando e correndo.
     Em uma prova de longa duração como um Ironman, é necessário ter um plano de prova, e realmente tentar segui-lo. Não se importe com o “gordinho”, ou “velhinho” ou “menina” que te passar, engula o orgulho de ser ultrapassado, pense na sua prova e em primeiro lugar em completá-la, não em fazer um tempo excepcional em sua primeira tentativa.

      O risco de você “quebrar” é muito grande, o esforço que você fizer a mais pode custar caro no final da prova. Não acho que você tenha que temer o Ironman, mas sim respeitá-lo, pois a distância é muito longa, e não dá para saber ao certo como o corpo vai reagir na primeira vez. Um exagero no ciclismo pode comprometer sua corrida por exemplo.
      Mas ao mesmo tempo que você corre grande risco de “quebrar”, a prova é tão longa que você consegue se recuperar e voltar para a prova. Claro que o ideal é que não quebre, mas caso aconteça tente detectar o que aconteceu, diminua o ritmo, se alimente, hidrate e vá voltando aos poucos ao seu ritmo de prova.

    A principal preocupação que o atleta deve ter é a hidratação e alimentação, durante a prova você pode perder cerca de 1 litro de água por hora, e no final pode chegar a perder 5% de seu peso corporal. Se estiver acostumado prefira tomar bebidas isotônicas, pois são melhor absorvidas e diminuem a vontade de ir no banheiro durante a prova. É muito importante que siga seu plano alimentar, saiba em que horário e o que vai comer e beber.

Natação:
      A etapa da natação pra mim sempre é difícil, pois meu nível técnico é baixo, mas quando cheguei na praia não passou nenhum medo pela minha cabeça. Estava extasiado com o sol nascendo e principalmente a vibração das pessoas, é muita emoção misturada e você consegue sentir essa emoção dos outros atletas no ar. Meu sentimento era de muita alegria, foi um dos momentos mais felizes de minha vida, onde você relembra tudo que passou para chegar ali, e valoriza as pessoas que te apoiaram e te apoiarão. 


      Mas voltando a parte técnica, não aqueci na água, que mesmo não tão fria, preferi me alongar e realizar rotações com os braços e saltos para aquecer. Caso seja um ótimo nadador saia na frente do “bolo”, mas se não nada tão bem, prefira largar mais atrás. Larguei do lado esquerdo, lado oposto da largada dos profissionais, pois é mais vazio. Mesmo nadando alguns metros a mais compensa pois você foge da “máquina de lavar” da largada, e consegue fazer seu ritmo programado. Mesmo que você tenha experiência em provas de natação não tem como não se impressionar com duas mil pessoas largando ao mesmo tempo, e no “bolo” o contato físico é inevitável.


       Como a primeira bóia está longe da praia o pelotão se dispersa, mas a todo tempo você nada com gente ao seu lado. Fique tranquilo pois tem muitos staffs te orientando e dando segurança, se você começar a nadar para fora do caminho logo aparece um staff para te indicar o melhor caminho. Como o percurso da natação é em M você sai da água e corre cerca de 70m na areia, o que para mim é bom pois dá p beber água e tirar um pouco da tensão.
     Normalmente a correnteza te joga um pouco para o lado esquerdo, olhando da praia p o mar. Na chegada à praia tenha cuidado para não nadar em direção as pedras no canto da praia.
     Apesar da natação ser meu esporte mais fraco, consegui sair da água em um tempo relativamente bom, cerca de 1:10h, acima da média da prova que foi perto de 1:14h.

Transição 1:

      A primeira transição é muito longa, você corre um bom pedaço até chegar ao local onde os staffs te ajudam a tirar a roupa de borracha e a tenda de troca de roupa. Se preferir existem locais fechados para você se trocar. Você vai pegar sua sacola do ciclismo, ir até um local com cadeiras para se trocar, e o seu material de natação ficará nesta sacola onde estava seu material de ciclismo. Tenha certeza que realmente pegou tudo o que queria na sacola do ciclismo, pois não terá mais acesso a esta sacola. Também existe um ponto de hidratação e frutas na saída da transição.

      Lembre de marcar bem o local que deixará suas sacolas, pois é fácil se confundir com a quantidade de sacolas no mesmo local.

      Por medo de passar frio durante o ciclismo preferi nadar apenas com a bermuda por baixo da roupa de borracha, para não pedalar com o top molhado. Mas acabei me enrolando para vestir o top com o corpo molhado, talvez valesse a pena já nadar com o top ou deixar uma toalha e me enxugar melhor antes de me vestir. Normalmente a temperatura em Floripa fica agradável, amanhece frio, mas logo esquenta, dá para pedalar apenas de top sem passar frio. Em todo caso, leve uma camisa de ciclismo e manguitos caso o tempo mude no dia da prova.


Ciclismo:

      O ciclismo do Ironman de Florianópolis é feito em 2 voltas iguais de 90km. O percurso não apresenta nenhum trecho perigoso ou técnico, apenas no início do percurso que é bom tomar cuidado com as ruas um pouco estreitas para a quantidade de pessoas que saem juntas para pedalar, e durante as descidas, caso o vento esteja forte, neste caso prefira descer fora do clip.

      A primeira preocupação no ciclismo é o vento, principalmente no trecho em que se pedala a beira mar. Se você é um atleta muito leve prefira não usar uma roda dianteira de perfil muito alto, como 80 mm por exemplo, pois o vento pode “jogar a bike” de lado e a roda acaba atrapalhando em vez de ajudar. Fique de olho na previsão do tempo, ano passado o vento não foi tão forte, não causando problemas para usar rodas de perfil alto, mas se possível leve ao menos uma roda dianteira de perfil baixo caso a previsão seja de ventos fortes. 



      O percurso do ciclismo em Florianópolis é considerado um ciclismo fácil, mas não pense que é todo plano, tem 4 subidas maiores que podem enganar. Procure subir ritmado e com marchas leves, sem se desgastar demais, tente girar mais as pernas, sem medo de usar a coroa pequena.

      Aproveite que está mais lento nas subidas, e se alimente e hidrate. Evite subir “clipado” pois em velocidade baixa não terá nenhuma vantagem aerodinâmica e fará mais força. Suba com as mãos apoiadas na parte mais alta do guidão, assim poderá respirar melhor e poupar as costas.

      Durante o percurso normalmente é distribuído água, isotônico e bananas ( já cortadas em metades ). Este ano serão 7 postos de hidratação com 16 oportunidades de abastecimento. Também existem mecânicos circulando de moto durante o percurso, mas você precisa ter o seu material ( câmara de ar ou pneu tubular ) e de qualquer forma o melhor saber arrumar pequenos problemas na sua bike, pois pode demorar até os mecânicos chegarem até você.

      Como meu esporte mais forte é o ciclismo tive cuidado para não forçar demais e chegar quebrado na corrida. Consegui fazer um bom tempo de 5:04h de certa forma me guardando pra correr. Sou suspeito para falar, mas o ciclismo você nem vê passar, se distrai com a beleza da cidade e a vibração do público e staffs, quando percebe os 180 km já passaram.

      Vou falar novamente na alimentação e hidratação, pois acho que o ciclismo é o ponto principal para isto. Durante o ciclismo você tem menos desconforto gástrico que a corrida, e normalmente é o esporte que leva mais tempo. Coma e beba bem, e siga um ritmo confortável para começar a correr bem.



Transição 2:

      A segunda transição é bem mais rápida que a primeira, e da mesma forma você pega sua sacola de corrida, vai até a área de troca e veste seu material de corrida e deixa o material de ciclismo na mesma sacola. Também têm um ponto de hidratação na saída da segunda transição.


Corrida:

      A corrida é feita em 3 voltas, a primeira com 21,215 km, a segunda com 9,967 km e a terceira com 11,013 km. O grande desafio do percurso está logo na primeira volta, que é a íngreme subida de Canasvieiras, é uma subida relativamente curta, mas bastante inclinada. Este ano a subida está a cerca de 4km do início da corrida. Em sua primeira prova talvez não seja interessante tentar subir correndo, pois vai levar quase o mesmo tempo que se subisse andando e vai se esforçar muito mais. A grande maioria dos atletas sobe andando. Na volta a subida é menos inclinada, mas no seu final fica mais difícil, também recomendo fazer a parte final desta subida andando.
      Tenha cuidado para não desgastar demais a musculatura nas descidas, se não sentir segurança também desça caminhando, pois ainda terá muitos quilômetros pela frente. O restante da corrida é toda plana.

      Durante o percurso da corrida são 8 pontos de hidratação com 23 oportunidades de abastecimento, portanto não falta apoio durante a corrida. Nestes pontos normalmente têm água, isotônico, refrigerante, bolachas, frutas, gel e quando anoitecer sopa. Mas como já disse anteriormente leve a comida que está acostumado a comer. Aproveite os pontos de abastecimento para caminhar enquanto se hidrata e alimenta.

     Uma coisa muito legal é o apoio do público, sempre têm público em todo o percurso torcendo e gritando seu nome (seu nome vem escrito no número). Mas o que mais me impressionou foi o apoio dos staffs, são muito animados, educados e bem treinados, dão força até o último participante.

      Minha corrida foi bem regular, consegui seguir meu planejamento e sofri menos que esperava, fechei a maratona com 4:02 h, conseguindo chegar de dia ainda.



     O prazer de cruzar alinha de chegada é indescritível, é hora de pensar em todo o processo de treinamento, nas pessoas queridas que estavam sempre ao seu lado e agradecer o dia que passou. Ouvir seu nome e a frase "você é um Ironman" é bom demais!
     Depois da chegada têm um verdadeiro banquete com até pizza e sorvete para os atletas, e também uma estrutura gigante para massagem e soro, mas só queria saber de encontrar e abraçar minha namorada após a prova.

 
      Disse na primeira parte deste texto que nunca me imaginei fazendo um Ironman, achava que faria apenas um para “ter no currículo”. Terminei a prova muito contente, mas um pouco perdido, parece que não sabia ao certo o que tinha feito. Me perguntaram após a prova se eu faria outro, e na hora disse que não, mas fui contaminado com esse vírus do Ironman. Depois de algumas semanas de “bode” do triathlon fui me animando cada vez mais para treinar e fazer a prova novamente e querer melhorar meu tempo. Agora a poucos dias da prova me arrependo por não ter me inscrito para a prova de Florianópolis este ano.

      Meu tempo final da prova foi de 10:29 h, ainda tenho mais de uma hora para pensar em conseguir uma vaga para o Mundial no Havaí, mas porque não sonhar? Este ano estou inscrito para o Ironman de Fortaleza, e não pretendo parar tão cedo de competir. Mesmo que nunca consiga a vaga para o Mundial, vou me divertir bastante tentando em minhas provas futuras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário