quinta-feira, 8 de maio de 2014

MEU PRIMEIRO IRONMAN - DICAS - PARTE 1




     Sei que estou bem atrasado para falar do meu primeiro Ironman, afinal já faz quase um ano, mas quis aproveitar para além de contar como foi minha prova, também dar algumas dicas para quem vai para Florianópolis nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42 km pela primeira vez.
    Parece estranho, mas confesso que realizar um Ironman nunca foi meu sonho, nunca tive a menor vontade de fazer a prova. Meu esporte de origem é o ciclismo, e até 2009 cheguei a competir na categoria Elite em provas de Velódromo. Como minhas principais provas não passavam de 1 km pedalando na maior velocidade possível, e tinham duração de pouco mais de 1 minuto, nunca me passou pela cabeça que conseguiria ter capacidade física e principalmente mental para aguentar uma prova de 226 km com mais de 10 horas de duração.


       Mas no final de 2011 dois grandes amigos o Marcelo Sternberg e o Guilherme Barreto, vieram com essa ideia de fazer o Ironman Brasil em Florianópolis. E assim em outubro de 2011 comecei minha preparação para o Ironman Brasil de 2013. Além do desafio de voltar a nadar e correr, tive que adaptar minha musculatura acostumada a fazer esforços muito intensos curtos, para realizar esforços muito mais longos e com menor intensidade. No começo embarquei neste desafio mais pela amizade, mas fui me animando e gostando cada vez mais de me desafiar, saber até onde eu poderia chegar.
      Neste quase ano e meio que antecedeu a prova passamos por várias competições de triathlon, principalmente de corrida, aumentando as distâncias chegando à maratona e ao meio Ironman. Este processo de preparação é o mais complicado que a própria prova, mesmo nunca realizando a distância total da prova antes dela. As últimas 16 semanas, que geralmente são utilizadas pela maioria dos treinadores, são as mais desgastantes, fisicamente e emocionalmente. Você está sempre cansado, fica ansioso, dorme pouco, passa menos tempo que gostaria com sua família e amigos e tem que passar por privações, como uma dieta por exemplo. Se você seguiu bem as orientações de seu treinador e conseguiu realizar bem os treinamentos propostos saiba que o pior já passou. Têm uma frase no vídeo oficial do Ironman de 2013 que resume bem esta fase: “O Ironman é feito nos treinos, aqui (na prova) você vem celebrar”.





Antes de chegar em Floripa:

      Minha primeira dica agora que falta menos de 3 semanas para a prova é relaxar, tudo o que você tinha que fazer já foi feito, não é mais hora de se matar nos treinos, e sim recuperar seu corpo das semanas anteriores. Claro que você não pode parar de uma vez, mas diminua bem o volume e a intensidade de seus treinos para chegar na prova inteiro e não quebrado. Antes da prova, mesmo na semana que antecede a prova, e no local da prova, é comum ver atletas “se matando” de treinar, não deixe que isso te influencie, não se sinta “culpado” por não estar treinando forte. Siga as orientações de seu treinador e não o que os outros atletas estão fazendo.
      Se você não segue uma dieta feita por um nutricionista o ideal é que não mude a alimentação que está acostumado, use na prova a mesma alimentação que utilizou antes durante e após do treino, inclusive a mesma marca de gel, por exemplo. Não é hora de experimentar nenhum alimento diferente, pois pode não se sentir bem durante tanto tempo de esforço.
      Nos dias que antecedem a prova, já em Florianópolis, não mude sua alimentação, e evite alimentos com muito molho, coma o mais básico possível. Tome bastante cuidado com a sua hidratação nas semanas que antecedem a prova, as vezes como o tempo mais frio esquecemos de nos hidratar corretamente, ande sempre com uma garrafinha de água com você.
      Também não é hora utilizar novos equipamentos, sei de pessoas que se empolgam com a feira de material na prova e compram roupas, peças de bike novos para utilizar pela primeira vez na prova. Você corre o risco de não se adaptar com o novo equipamento e ter um sofrimento a mais por horas durante a prova. Não vale a pena arriscar, mesmo que o produto novo te ofereça grande vantagem.
      Tenha cuidado com os dias frios, siga aquele conselho de mãe: “leve um casaquinho!”, como seu corpo está debilitado pelos treinos longos fica mais fácil de pegar um resfriado. Se for o caso evite treinar quando estiver muito frio, nesta fase vale mais um dia de descanso que um treino em que você pode voltar gripado. Também tente dormir o máximo possível.
      Faça um check list (http://desafio226.blogspot.com.br/2014/03/checklist-triathlon.html) com todo o material e alimentos que vai utilizar na prova e já deixe organizado para não esquecer de nada.
      Tenha um plano de prova já montado, com o ritmo que pretende fazer cada etapa, e que alimento vai comer em determinado tempo de prova. Este plano deve ser realizando de acordo com seu desempenho nos treinos e provas realizadas anteriormente.

 Em Floripa:

      Chegando em Florianópolis aproveite o clima da prova em Jurerê Internacional, a região respira triathlon, e como vimos ao lado de nosso hotel, até restaurante japonês oferece rodízio de massas! Em todos os lugares tem pessoas fazendo atividades físicas, você encontra amigos e faz novas amizades. Vale a pena passar na feira de produtos e curtir a vibração das pessoas, mas corra se quiser comprar algum produto da loja oficial, ao menos no ano passado vários produtos acabaram no primeiro dia.
      No kit do atleta você vai receber duas sacolas onde deixará seu material de ciclismo e corrida, e duas para o “special needs”, que são sacolas que ficam no meio do percurso (uma no ciclismo e uma na corrida) com material extra, como comida, ferramentas e roupas. As sacolas de special needs não são obrigatórias, são uma segurança caso tenha algum problema, mas vale a pena deixar uma câmara de ar ou tubular reserva e alguns gels no ciclismo e mais gels e uma blusa na corrida. Apesar de ficar mais cheio nos primeiros dias recomendo retirar seu kit o mais rápido possível, pois assim já pode deixar suas sacolas prontas. 

 
      A organização realiza um treino oficial de natação no dia 22 quinta-feira as 10h, recomendo que participe principalmente para ter pontos de referência em sua navegação. Como a primeira bóia fica a quase 1km da praia, principalmente na volta você fica um pouco perdido, nade ao menos até esta bóia para saber a referência de sua volta para a praia. Tente achar um ponto fixo na praia para se localizar, como uma casa ou um morro. Caso você não consiga chegar a tempo tente realizar em outro horário ou dia, pois ano passado as bóias ficaram fixas até a sexta-feira.


       Na sexta-feira dia 23 acontece o congresso técnico as 10h, mesmo que já tenha participado de várias provas de triathlon recomendo que participe para saber a dinâmica da prova e informações atualizadas, como por exemplo alguma alteração no percurso, ou ponto de mais atenção. O bike check-in acontece no sábado dia 24 das 13 as 20h, mas é realizado de acordo com sua numeração. Cada grupo de atletas realiza seu check-in em um horário determinado pela organização, fique esperto para não perder seu horário, ou não chegar muito cedo e ter que ficar esperando. No bike check-in você deixa sua bicicleta e as sacolas de ciclismo e corrida na área de transição. Você também pinta seu número no corpo, facilitando para o dia da prova. É importante marcar bem o local de sua bike, pois com 2 mil bikes fica difícil se localizar. 



      No domingo antes da largada, das 4:30 as 6h, você pode entrar na área de transição e conferir sua bike (pneus, relação de marchas) e colocar as caramanholas e alimentos se necessário. Na área de transição existem mecânicos caso tenha alguma emergência com a bike. Por isso recomendo chegar cedo para conferir tudo e caso tenha algum problema consiga solucionar a tempo.


      Saiba que no dia da prova o norte da ilha praticamente para pois várias ruas são bloqueadas para a passagem da prova. Portanto se sua família e amigos forem assistir a prova lembre que fica muito difícil se locomover de carro no dia da prova. O melhor é evitar utilizar o carro, quem quiser assistir toda a prova o melhor é ir preparado para se alimentar na região próxima da transição.

     No próximo post vou dar dicas da prova em si e contar como foi minha estreia nesta competição que muitos consideram, e eu também considerava loucura apenas completar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário