segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VOCÊ SABE O QUE É E COMO UTILIZAR A ESTEIRA NA NATAÇÃO?


     Da mesma forma que ciclistas utilizam o vácuo do ciclista a frente para poupar energia, nadadores de águas abertas e triatletas utilizam a esteira de outros nadadores. A esteira na natação é quando um nadador nada imediatamente atrás, ou na lateral de outro nadador, assim gastando menos energia que gastaria sozinho. Demonstrou-se em pesquisa que o lactato sanguíneo, que pode servir como um marcador de fadiga, apresentou redução de 35 a 56% quando utilizando a esteira em relação a mesma velocidade nadando sozinho.
      Nos últimos anos ocorreu uma mudança no regulamento do Ironman do Havaí, fazendo com que os homens e mulheres profissionais largassem separados por alguns minutos, desta forma evitando que as mulheres pegassem a esteira dos homens. Esta mudança fez com que o tempo das mulheres aumentasse em relação aos anos anteriores quando homens e mulheres largavam juntos.
      A onda de deslocamento de um nadador na água tem movimento para frente e lateral, e se move de acordo com a direção do nadador e é relativa ao seu tamanho e velocidade. O benefício da esteira é proveniente da redução da resistência dinâmica ao deslocamento do nadador. Quando o atleta se posiciona na zona da esteira ele fica em uma área de baixa pressão provocada pelo deslocamento do atleta da frente. O diferencial de pressão será menor, assim a força de resistência gerada por esse diferencial de pressão será reduzida.

 
      Existem três fatores chave da esteira: velocidade, largura física e distância do nadador à frente. Quanto maior a velocidade do nadador da frente, seu tamanho, e quanto mais perto ficar dele, melhor será a esteira.

      O modo mais fácil de se manter na esteira é logo atrás do nadador à frente, quase tocando seus pés, se localizando por suas bolhas geradas. Mas o modo mais eficiente, e que requer mais experiência, é a esteira lateral. Na esteira lateral você nada com seu rosto na direção da linha do quadril do outro nadador. Quando você fica ao lado do nadador você "surfa" a onda formada por ele. Outro benefício da esteira lateral é que você pode elevar menos sua cabeça para navegar, você pode utilizar o outro nadador como referência, se orientando nas respirações laterais, assim gastando menos energia e deslizando melhor na água. Quando você está diretamente atrás do outro nadador é necessário olhar para frente durante o nado para se orientar. Na esteira lateral você pode manter sua cabeça em uma posição ideal, olhando para baixo, criando menor resistência. 



 Esteira tradicional

Esteira lateral

      Durante uma competição, não tente pegar uma esteiro logo nos primeiros minutos, porque o início é muito tumultuado, e você pode pegar a esteira de uma pessoa errada, que tenha uma velocidade muito superior que a sua, fazendo com que você se esforçe demais no início da prova. Mas de qualquer forma tente nadar forte por cerca de 5 minutos antes de pegar a esteira, assim você pega a esteira de um bom nadador, e lembre que logo após se posicionar na esteira você conseguirá descansar um pouco.
     Até você conseguir se posicionar corretamente leva um certo tempo, portanto tente utilizar a esteira em alguns de seus treinamentos para se acostumar com a posição adequada, mas não utilize esta técnica em todos seus treinos para não se exercitar sempre com uma intensidade mais baixa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário