quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TAMBÉM GANHOU UNS "QUILINHOS" NAS FÉRIAS?


      Com as festas de final de ano fica difícil manter o peso, mas saiba que você não está sozinho, ciclistas profissionais também passam pelos mesmos problemas. Assim como você, os ciclistas profissionais que descuidam de sua alimentação podem ganhar peso fácil.
    Claro que ciclistas profissionais nunca estão com sobrepeso, mas para competir no mais alto nível do esporte, eles precisam aumentar sua relação peso/potência drasticamente. Por isso é tão importante se manter com um baixo percentual e gordura e peso corporal.
    No site da Bicycling Magazine encontrei um artigo interessante falando sobre dicas de ciclistas profissionais americanos para controlar seu peso. Segue um resumo de seus depoimentos:

Dan Schmatz ( BMC ): 
O segredo: Exercício pela manhã e dormir cedo.
Schmatz não come após as 19h, e normalmente faz uma corrida leve, caminhada ou pedalada de 30 min a 1h antes do café da manhã. Alguns estudos demonstram que se exercitar de forma leve antes do café ajuda o corpo a gastar mais gordura que o normal. E não estrague seu sacrifício comendo um super café da manhã, com um bagel e café gourmet por exemplo, que podem ter mais de 1000 calorias.
  
Jeremy Horgan Kobelski ( Subaru/Trek):
O segredo: Jantar como um mendigo.
Comer um jantar light mesmo após um dia de treino duro, isso desde que você tenha se alimentando de forma correta durante e após o treino. Seu jantar geralmente é salada ou vegetais grelhados com uma pequena quantidade de proteína magra.

Betina Hold ( Cheerwine ): 
O segredo: Mastigar mais.
Estudos demonstram que simplesmente mastigando mais tempo sua comida, cerca de 100 vezes por pedaço, você pode diminuir a absorção de calorias. Betina também costuma mascar um chiclete quando começa a sentir fome. Ela diz que lhe dá tempo de decidir se está mesmo com fome ou apenas entediada, nervosa ou estressada.

Jack Seehafer ( Einstein's Cycling ): 
O segredo: Pedalar mais, comer menos e beber menos cerveja.
Alguns hábitos simples podem ajudar como por exemplo deixar algumas mordidas, usar pratos menores e esperar cerca de 15 min antes de pensar em pegar um segundo prato. Seehafer sempre se monitora, assim que ganha algumas gramas ele se exercita mais e ajusta sua dieta.

Devora Peterson ( Tokyo Joe's/Golite):
O segredo: Procurar ajuda profissional.
Procurar um nutricionista é um dinheiro bem investido pois este profissional vai analisar suas necessidades corretamente e recomendar as mudanças corretas em sua alimentação. Você receberá um plano alimentar personalizado especificando quantas porções de comida você deverá ingerir e quais grupos de alimentos são os mais indicados.

Brooke O'Connor (Hub Racing):
O segredo: Beber água.
Troque bebidas calóricas como refrigerantes por água.
  
Mike Jones (Jelly Belly):
O segredo: Pedalar “quilômetros de base”.
Use mais sua bicicleta no dia a dia como meio de transporte. Você além de preparar seu sistema aeróbico para trabalhos de alta intensidade no futuro, com o volume de treinamento vai queimar muitas calorias.

Tom Danielson (Garmin-Cervélo):
O segredo: Queimar mais que consomir.
Danielson monitora quantas calorias gasta em cada treino ( através de um medidor de potência ), então ajusta sua dieta para comer de 200 a 300 calorias a menos do que foi gasto. A perda fica gradual, não mais de 1kg por semana. É importante salientar que você não deve fazer dieta em cima da bicicleta, pois restringir calorias durante o treino pode fazer com que você se sinta fraco e acabe com sua motivação.

Tomara C. Muhlfeld (Trek/VW):
O segredo: Coma em casa.
Pesquisas comprovam que pessoas que comem muito fora de casa tendem a engordar mais que o normal. Muhlfeld diz que quando você come em casa você está no controle, sabe exatamente o que está comendo, as porções e como foi preparado. Quando você come fora existem muitas “calorias escondidas”, mesmo quando você tenta fazer escolhas saudáveis.

Christine Vardaros ( Pruneax d'Agen ):
O segredo: Vegetais todo o tempo.
Vardados era vegetariana e se tornou vegana ( não consome produtos derivados de animal ), e sentiu seu peso cair após a mudança. Mas você não precisa seguir uma dieta tão restrita para sentir os avanços, de acordo com pesquisadores da Universidade Johns Hopkins deixando de comer carne apenas um dia da semana pode resultar em perda de peso.




    Algumas dicas podem se radicais ou até controversas, como se exercitar antes do café da manhã, mas de qualquer forma podemos incorporar algumas delas em nosso cotidiano e esperar os benefícios. Na minha opinião a dica mais importante é procurar um bom nutricionista ou nutrólogo especializado em esporte para orientar de forma correta sua dieta de acordo com suas necessidades. Como a grande maioria das pessoas também exagerei no período das festas de final de ano, e já adotei algumas dicas para voltar ao peso ideal o mais rápido possível, afinal 2014 já começou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário